quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Panqueca de tabuleiro com legumes



Durante a semana o tempo para pequenos-almoços mais variados simplesmente não existe. E não me venham com a conversa do levantem-se mais cedo, porque já nos levantamos às 6:30 da manhã e não, não nos apetece levantar ainda mais cedo. As rotinas estão interiorizadas, as miúdas perfeitamente autónomas e fazemos o que precisamos, sem correrias nem stress. Mas se alterarmos os ritmos, aí já fica difícil controlar as coisas… e quem me conhece sabe que eu sou só um “bocadinho” neurótica no que diz respeito a cumprimento de horários. As horas e os compromissos existem para serem cumpridos, e no que depender de mim lá em casa ninguém chega atrasado a lado nenhum… muito antes pelo contrário. As miúdas estão na escola 15 minutos antes do toque e eu chego ao abrir das portas do sítio onde trabalho. É assim, sempre fui assim. E sinto que a vida flui melhor dessa maneira. Ninguém morre se houver um atraso ou alguma coisa inesperada, mas confesso que me sinto bem melhor quando consigo controlar as coisas! Seja como for, às vezes gostamos de variar o pequeno-almoço. Evitar o pão e comer alguma coisa que nos sacie durante mais horas, até haver novamente oportunidade de ingerir qualquer coisa. Uma das alternativas que arranjei foi fazer este tipo de “panquecas” de forno. Todos gostamos e servem para 2 ou 3 pequenos-almoços, ou até mesmo para um almoço com uma salada bem composta. A vantagem deste tipo de pratos, é que não precisamos de comer todos os dias e podemos ir variando. Depois de feito, pode-se partir em cubos e congelar. Depois, na véspera (ou no próprio dia!) é só deixar a descongelar e aquecer um minutinho no micro-ondas. De vez em quando sabe bem variar…



100g de bacon
1 peito de frango cozido
1 alho francês
2 cenouras
6 pés de salsa
180g de couve-flor
50g de queijo mozarela ralado
6 ovos
1 iogurte natural
2 colheres de sopa de azeite
Sal e pimenta
60g de farinha de mandioca (podem usar outra)
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de sopa de vinagre

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar um tabuleiro de ir ao forno com azeite. Reservar.

Desfiar o peito de frango, partir o bacon em tiras finas e cortar o alho francês em rodelas. Misturar e reservar numa taça.

Com a ajuda de um robot de cozinha picar as cenouras, a couve-flor e os pés de salsa. Juntar à taça do frango juntamente com a mozarela ralada.

Noutro recipiente bater os ovos. Juntar de seguida o iogurte natural, as duas colheres de sopa de azeite e temperar a gosto com sal e pimenta preta moída na hora. Por último juntar a farinha de mandioca, o bicarbonato de sódio e o vinagre e bater tudo muito bem. Juntar esta mistura com a mistura do frango, envolver bem e colocar no tabuleiro reservado. Levar ao forno cerca de 30 a 35 minutos ou até a parte de cima estar bem coradinha.

Bom apetite!

7 comentários:

  1. Também sou assim com os horários, sempre fui :) Quanto ao prato que mostras, fiquei com vontade de experimentar. Acho que é o tipo de refeição que sou eu vou comer, mas como posso congelar não há problema! :)

    Beijinhos Ana
    http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. O interior esta muito mas muito tentador.

    ResponderEliminar
  3. Que aspecto tão bom!! O interior ficou um mimo :D
    Um beijinho

    http://miascuisinemf.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Acho que fazes bem, também prefiro fazer tudo com tempo!
    Esta panqueca é muito prática e até nem dá muito trabalho. Vou ter de fazer :)

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)