quinta-feira, 14 de julho de 2016

Bolo de chocolate



Depois de alguns dias de ausência cá estou novamente. Isto já anda muito difícil neste momento. Desesperadamente a precisar de uma valente pausa! Já ando muito cansada nesta altura do ano e espero que as férias me tragam novas energias. Quero repensar um bocadinho o blog. O caminho que quero seguir… se lhe vou lavar a cara, mudar um bocadinho a frequência de publicação, o tipo de grafismo, os conteúdos… ou se vai ficar tudo na mesma… ou se apenas me vou finalmente ficar por aqui! Já são muitos anos a fazer uma coisa que me dá muito prazer, que é gratificante mas que também dá muito (mesmo muito!) trabalho. E como qualquer trabalho, desgasta e cansa. Viver sempre com receitas na cabeça de coisas a experimentar fazer e inovar… não é fácil! Além disso estou também a passar por um processo em que me preciso afastar um bocadinho da comida. Parar. Vamos ver… só o tempo dirá qual o caminho a seguir… ou não!

Hoje trago-vos uma receita de um simples bolo de chocolate, que fica muito macio e desaparece num ápice. Eu sei que nesta altura não apetece muito acender o forno, mas há crimes que compensam e este é um deles… lá por casa o forno trabalha todo o ano. À noite a cozinha logo arrefece!



4 ovos
1 e 1/3 de chávenas de açúcar
125g de chocolate em pó (costumo usar chocolate para o leite)
1 e ½ chávenas de farinha
½ chávena de amido de milho (Maizena)
1 colher de chá de fermento em pó
¾ de chávena de óleo
1 chávena de água a ferver
½ chávena de nozes picadas
½ chávena de pepitas de chocolate

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar uma forma de buraco com margarina e polvilhar de farinha. Reservar.

Começar por bater os ovos juntamente com o açúcar. Adicionar o chocolate em pó, o óleo, a farinha, o amido de milho e o fermento e bater novamente. Por fim juntar a água a ferver e bater até estar tudo ligado. Colocar a massa na forma reservada e salpicar com as nozes picadas e as pepitas de chocolate. Levar ao forno cerca de 40 minutos. Verificar a cozedura, retirar do forno e servir em fatias.

Bom apetite!

6 comentários:

  1. Olá, Espero que as merecidas férias lhe tragam o descanso de que precisa e também a vontade de continuar por aqui. As suas receitas fazem parte da minha cozinha e estou sempre à espera de novidades...quando não há vão-se fazendo as receitas que já experimentamos e de que gostamos bastante. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Adoro bolo de chocolate e esse tem um aspecto delicioso, perfeito para acompanhar um café.

    ResponderEliminar
  3. Olá, Seja qual for a sua decisão o meu muito obrigado por tudo o que até agora foi publicando. Receitas sempre com muito bom aspecto e muito saborosas. Obrigada por muitas vezes me ajudar com o que fazer para a próxima refeição quando a imaginação não está a colaborar. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Essas considerações são normais, um blog implica sacrificar bastante tempo e não é fácil. Espero que durante as férias tenhas tempo para pensar e tomar a melhor decisão para ti - claro que preferia que continuasses por aqui, mas há outras prioridades na vida de uma pessoa :)
    De qualquer modo, mesmo que te fiques por aqui, deixas uma bíblia de receitas deliciosas. Este bolo de chocolate tão fofo é o exemplo perfeito :D

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)