sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Bolo de canela e erva-doce



Aproveitando estes dias de pausa, esta semana tive cá em casa para almoçar a minha irmã e os meus dois sobrinhos (os meus filhos de coração) e a minha tia, irmã do meu pai. A única pessoa próxima que me sobra da família do meu pai que fui perdendo muito precocemente na minha opinião. Foi um almoço alegre com a miudagem a contar coisas da escola e de uma viagem recente. Imaginem três raparigas e um rapaz com 9, 11, 12 e 14 anos… há sempre tanta coisa para contar… ao mesmo tempo! Mas bom, depois de um lombo estufado com cenouras e tomate, veio um bolinho de canela e erva-doce para acompanhar o café. Foi bom. Gosto de os ter cá em casa à volta da mesa, coisa que não tem sido muito fácil nos últimos tempos. Não que não estejamos muitas vezes juntos, mas não tem podido ser cá em casa por motivos de saúde, o que me deixa um bocadinho nostálgica, porque adoro ter a casa cheia! Deixo-vos a sugestão:



1 chávena de chá de leite
4 ovos
1/3 de chávena de chá de óleo vegetal
150g de açúcar
1/3 de chávena de chá de mel
2 colheres de chá de canela
1colher de café de erva-doce
2 chávenas de chá de farinha
1 colher de chá de fermento em pó

Para envolver:
3 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sobremesa de canela

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar uma forma retangular pequena (20*25) com margarina e polvilhar de farinha. Reservar.

Juntar o leite, o óleo, os ovos, o açúcar, o mel, a canela e a erva-doce numa taça e bater muito bem. Juntar a farinha e o fermento e bater novamente até estar integrado. Colocar a massa no tabuleiro reservado e levar ao forno cerca de 30 minutos. Verificar a cozedura, retirar do forno e partir o bolo em cubos pequenos. Misturar numa taça larga o açúcar e a canela e com o bolo ainda quente envolver os cubos nesta mistura. Deixar arrefecer e servir.

Bom apetite!

10 comentários:

  1. Gostode bolos com canela , erva doce nunca juntei.
    Os quadrados tem umaspecto delicioso
    Bom fimde semana

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Peço desculpa, mas esqueci-me dos ovos na receita :( Já lá estão!

      Eliminar
  3. Este vou levar, não resisto a estes aromas e ao fato de não levar ovos!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Peço desculpa, mas esqueci-me dos ovos na receita :( Já lá estão!

      Eliminar
  4. Adoro a combinação destes ingredientes. :) Obrigada pela partilha. Bom fim-de-semana! Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Um bolo com uma conjugação de sabores muito agradável e deve ter dado um cheirinho muito bom à cozinha :D
    gulosoqb.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Adorei a cor da massa e o sabor e aroma deve ser delicioso!

    ResponderEliminar
  7. Deve ter sido um tempo bem passado! Ainda para mais com esse bolinho tão aromático :)

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)