sexta-feira, 14 de março de 2014

Tarte merengada de laranja

Tarte merengada de laranja

Eu sei, eu sei… já todos os blogs publicaram uma tarte merengada. Mas eu não! E não podia faltar à chamada! Na realidade adoro este tipo de sobremesas, mas nunca tinha saído lá por casa. Lembrei-me da tarte merengada por causa da minha Ritinha, a minha alentejana de estimação!!! Ela deu-me o link do blog Pedra do lar com a receita que usava e eu fui lá busca-la. Claro está que fiz as minhas alterações consoante o que tinha em casa. A receita original era com sabor a limão, mas eu optei pela laranja porque tinha lá umas quantas a mais. Foi um sucesso. É uma tarte de facto excelente, nada enjoativa e muito fácil de fazer. Aqui deixo a sugestão:

Tarte merengada de laranja

200g de bolachas digestivas
2 colheres de sopa de flocos de aveia
80g de manteiga
1 lata de leite condensado
3 a 4 laranjas (raspa de uma e sumo de todas – cerca de 1dl)
5 ovos (gemas e claras separadas)
150g de açúcar
1 pitada de sal fino

Tarte merengada de laranja

Pré- aquecer o forno a 180.ºC.

Começar por triturar as bolachas com a ajuda de um robot de cozinha até ficarem em migalhas. Juntar a aveia e a margarina partida em cubinhos pequenos. Misturar com as pontas dos dedos até ficar uma massa areada grossa. Colocar a massa numa forma de tarte de fundo amovível. Espalhar e calcar bem de forma a ficar uma base consistente, mas fina e a cobrir toda a base e um pouco das laterais.

De seguida, bater as gemas com o leite condensado e juntar a raspa de e o sumo das laranjas.

Deitar sobre a base da tarte e levar ao forno cerca de 15 minutos para cozer.

Quando estiver quase terminado o tempo, bater as claras em castelo bem firme, começando por salpicar com um pouco de sal fino. Quando começarem a ganhar espuma, ir juntando o açúcar a pouco e pouco até ficarem muito brancas e bem firmes.

Retirar a tarte do forno (mantê-lo ligado, mas baixar um pouco a temperatura) e cobrir o recheio com as claras em castelo às colheradas. Levar novamente ao forno e deixar as claras alourarem cerca de 10 minutos – convém ficar bem atento porque os fornos são todos diferentes.

Quando estiver dourada, retirar do forno e esperar que arrefeça um pouco. Desnformar.

Bom apetite!

Tarte merengada de laranja

12 comentários:

  1. Podes mandar um bocadinho lá para casa sff :)

    ResponderEliminar
  2. É das minhas tartes preferidas.
    De laranja nunca fiz mas tenho a certeza que ia gostar
    Essa ficou tão linda,adorei
    bj

    ResponderEliminar
  3. Pois... olha que tenho a informar que estás enganada!
    Porque eu ainda não fiz nenhuma, ahahaha
    Está em lista de espera, como muitas outras.
    Ficou muito bonita.
    Bjinho e BFS

    ResponderEliminar
  4. quero provaaaarrr!!!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Opá, hoje entrei no blog e até corei!!!! Obrigada por ser a tua alentejana preferida!!!

    E agora vou ter que experimentar a versão laranja!

    ResponderEliminar
  6. Já experimentámos de limão e laranja, acabei por preferir a de limão.... Tenho de testar de novo pra tirar teimas.. lol :)

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)